Vereador Pastor Max pede justiça para família de Marcos Salazar e destaca avanços na educação de Codó

Em seu discurso na última Sessão Ordinária da Câmara, o vereador Pastor Max iniciou seu discurso para expressar solidariedade pela família e pedir justiça pelo caso do trabalhador Marcos Salazar, codoense, gerente da Pague Menos em Coroatá, que foi brutalmente assassinado.

“Quero expressar minha indignação, da família, dos amigos e de boa parte da população codoense, com a morte trágica e violenta que sofreu o jovem Marcos Salazar, que foi brutalmente e covardemente assassinado por seus algozes, simplesmente para roubar. A vida humana perdeu o valor. Fiquei em choque e estarrecido com as imagens e as cenas de violência que submeteram o jovem Marcos, foi morto com requintes de crueldade. Esses monstros não podem ficar impunes por tamanha crueldade com um trabalhador e pai de família. É preciso que a justiça seja feita de forma a dar respostas rigorosas à sociedade coroataense e de Codó. A violência e a insegurança não podem reinar”, declarou.

Reestruturação urgente para o IML de Codó

O parlamentar também criticou e pediu providências pela reestruturação do IML de Codó. “Outro fato que nos traz indignação é a demora do IML, que só foi recolher o corpo na noite do dia seguinte, expondo o pai e amigos àquelas agonizantes e torturantes cenas, fora a angustia do restante da família que aguardava a chegada do corpo que só foi liberado na madrugada do dia seguinte. Isso mostra a necessidade urgente de uma maior e melhor estrutura de segurança em nossa cidade, que é o polo regional das cidades circunvizinhas. Estrutura como um IML capaz de atender toda nossa região sem a necessidade estarmos dependendo do IML de Timon para isso, causando demora e situações como a que enfrentou a família do jovem Marcos”, complementou.

Índices positivos e avanços na educação

Para finalizar seu discurso, o vereador destacou os números positivos e os avanços realizados na educação de Codó. “Gostaria de registrar avanços importantes na educação do nosso município, e não falo apenas no aspecto estrutural, mas principalmente pedagógico. Houve melhoria significativa da proficiência, que mostra o quanto os nossos alunos estão aprendendo de fato, principalmente nas disciplinas de português e matemática. Para se ter ideia Codó registrou 592 em português e 487 em matemática, sendo que 49% dos nossos estudantes estão nos níveis satisfatório e 24% abaixo do básico em português; 46% dos nossos estudantes estão nos níveis satisfatório e 31% abaixo do básico em matemática um aumento importante em comparação aos anos anteriores, referente aos alunos do 2º ano. Mas também avançamos no 5º e 9º ano”.

Ao fim, o parlamentar pontuou que os avanços no ensino e na educação são fruto de uma série de ações importantes que foram planejadas e realizadas pela secretaria de educação como, por exemplo, a busca ativa pelos alunos, melhoria de infraestrutura das unidades escolares. Ações muito importantes que geraram resultados positivos, como a avaliação da Prova Brasil, que é a prova do Saeb, Sistema de Avaliação da Educação Básica, onde a SEMECTI superou essa meta com grande sucesso, atingindo mais de 90% de participação dos alunos. Outro fato mencionado foi o feito do os estudantes do 5º e 9º ano da municipal de ensino, que surpreenderam ao superar a meta estabelecida pelo MEC no Sistema de Avaliação da Educação Básica – SAEB. Com um impressionante percentual de mais de 95% de participação. E na educação infantil, o município, em parceria com o governo do Estado e Federal também firmaram o compromisso nacional criança alfabetizada/LEEI, onde professores e supervisores da educação infantil participarão de formação para fortalecer ainda mais a alfabetização dos nossos alunos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Publicidade
Publicidade
17ºBPM Codó
Publicidade
Publicidade

Publicidade